ERP – Sua empresa precisa ter acesso a todos os dados!

ERP

Você certamente já ouviu falar em ERP (“Enterprise Resources Planning”). Este termo, que em livre tradução significa Planejamento dos Recursos Empresariais”, diz respeito ao acesso e controle de todos os dados de sua empresa.

É muito comum vermos empresas com os departamentos trabalhando de forma não integrada. O RH tem um sistema próprio, que é diferente do sistema utilizado pelo marketing, que por sua vez é desassociado das vendas. Isso quando a geração e compartilhamento de dados não é feita no Excel, manualmente. Algumas empresas não possuem nem um sistema de nuvem para compartilhar as informações!

Para resolver este problema, surgiram os sistemas de ERP. Com eles, sua organização tem acesso a todos os dados, de forma integrada e compartilhada, gerando uma série de benefícios. O mais famoso de todos é o SAP, mas há diversas outras opções no mercado, inclusive a possibilidade de você criar o próprio ERP da sua empresa.

Por que utilizar um sistema ERP?

Antes de mais nada, uma provocação: Por que não usar um sistema ERP? O que justificaria não ter um sistema que integre todos os departamentos de sua empresa?

Todo negócio deve partir do princípio de que a informação é da organização, e não do colaborador. É inadmissível ter qualquer tipo de registro, seja de fornecedores, clientes, materiais ou processos nas mãos de uma pessoa. Não são poucas as empresas que se veem cegas quando um gestor sai da empresa depois de anos de atuação e leva consigo todos os contatos fundamentais. Outra situação comum é a indústria que não tem gestão de estoque, insumos e sobre o processo produtivo.

Isso, por si só, já seria motivo para utilizar um sistema de ERP. Entretanto, há outras diversas razões para isso. Quando uma empresa possui um sistema de inserção, compartilhamento e análise de dados, ela pode reduzir custos, melhorar seus processos internos, respeitar os prazos, ter maior controle sobre a operação e consegue no fim entregar um produto ou serviço de maior qualidade ao seu consumidor.

O ERP ajuda a reduzir custos

Você que está lendo este texto deve estar se perguntando: Como um sistema que tem um valor de implantação e manutenção pode reduzir os custos de uma empresa? Não é um gasto a mais que terei, fora a dor de cabeça de lidar com a área de TI?

Acima de tudo, um sistema ERP é um investimento, e como tal, traz muito retorno para sua organização. Há muitas questões envolvidas que poderiam ser abordadas e infelizmente não cabem neste texto. Ao final, deixaremos nosso contato para que você possa esclarecer todas suas dúvidas e entender muito mais sobre este tema. Porém, para que todos possam compreender melhor o conceito, vamos pegar um exemplo prático.

Imagine que uma gráfica de médio porte, algo em torno de 30 funcionários, não tenha seus departamentos integrados via sistema. A área de compra é formada por apenas uma pessoa, que durante anos negocia com fornecedores os materiais que esta gráfica precisa. Essa pessoa lida com os vendedores de papel, tinta e todos os outros insumos necessários para a operação, e como não há um sistema ERP, armazena todas essas informações em seu e-mail particular ou agenda pessoal. Por qualquer motivo inerente à vida de uma empresa, esse colaborador deixa de fazer parte do quadro. E agora? Quem são os fornecedores? Quais os contatos? Como foram as negociações ao longo do ano?

É um exemplo simples, mas que demonstra os problemas que surgem com a falta de integração das informações. Da mesma forma, quando você tem um sistema que aproveita a aprendizagem adquirida ao longo dos anos, pode economizar na aquisição de suplementos. Com um bom sistema ERP, essa economia se estende a todos os setores e atividades da sua organização.

Com o ERP, há maior controle sobre todos os aspectos da operação

Continuando com os benefícios de um sistema ERP, a partir do momento em que seus dados estão acessíveis e consolidados em uma plataforma, há um controle maior sobre tudo. Quando chegam os insumos para a produção? Qual a data de entrega e de pagamento dos próximos pedidos? Quem são os principais clientes?

Todas essas perguntas são respondidas em tempo real, acessível a poucos cliques. Não se faz mais necessário buscar esses dados em planilhas do Excel individuais, anotações de funcionários ou relatórios impressos departamentais. Aliás, a economia com impressão de papel também é uma consequência clara da implantação de um sistema ERP.

O aumento da previsibilidade dos fatos permite um melhor planejamento, bem como a execução deste plano. Os imprevistos que sempre surgem – e ainda surgirão – estarão em um ambiente mais controlado, dando ao gestor mais alternativas de ação.

Juntamente com isso, há um maior monitoramento da produtividade de todos os colaboradores, bem como do cumprimento de suas funções dentro da empresa. Com isso, é mais fácil cumprir prazos, aumentar a qualidade dos seus processos, inovar e identificar suas principais dificuldades, para melhoria.

São muitas vantagens que demonstram de forma clara o retorno que a empresa tem a médio e longo prazo com o investimento feito na aquisição e implementação do sistema. Essa reportagem do portal Exame lista todos os benefícios de se investir em um bom sistema de ERP.

Mas não é complexo lidar com toda uma área de TI?

Existe no mercado uma visão de que o departamento de TI causa mais problemas do que soluções. Geralmente só lembramos destes profissionais quando há problema na rede, falta de conexão ou o e-mail não funciona. Entretanto, toda e qualquer empresa pode (e deve) ter neste departamento uma função ESTRATÉGICA.

Ao contrário do que é praticado em muitas organizações, a área de Tecnologia de Informação deve trazer soluções que visem aumento de produtividade e redução de custos permanentemente. Uma das melhores opções é terceirizar este setor, para que uma equipe multidisciplinar formada por especialistas cuide das necessidades tecnológicas da empresa.

Invista na integração de sistemas de sua empresa

Não espere os problemas aparecerem, antecipe-se e invista em um bom sistema de ERP. Nós da C8L! temos soluções completamente personalizadas, que vão adaptar-se à realidade de sua empresa, considerando sua cultura, processos e peculiaridades. Um sistema pronto, padrão, demandará que você adapte toda sua rotina a ele, o que causa atrasos na implantação e muitas vezes não funciona. É aquela história de que o sistema “não pegou”, e as pessoas continuam fazendo as coisas do jeito antigo, em sistemas ou planilhas paralelos.

Pense no futuro da sua organização, e invista em uma solução que a médio e longo prazo traga benefícios indubitavelmente maiores que os custos envolvidos no processo. Ficou com dúvida? Clique aqui e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe. Com certeza temos uma solução de acordo com suas necessidades!

Open chat